MUDAR VESTIÁRIO...






MUDAR VESTIÁRIO
 
Praticamente todas as declarações que surgem quando uma equipe não está bem e necessita uma mudança de treinador são na mesma direção: “precisamos mudar o vestiário...”.
Como se uma simples troca de pessoa pudesse ocasionar uma mudança radical.
O que na verdade muda é a filosofia empregada nesta equipe, e aí, claro que a pessoa que chega será a responsável por isso.
Mas que fique claro: esta não é uma fórmula mágica, que se aplica e que se tenha cem por cento de certeza na mudança e na obtenção de resultados.
Porque isso?
Bem, primeiro é necessário dizer que uma equipe, como o nome diz, é composta de várias pessoas, com comportamentos variados, personalidades distintas e que estão a todo o momento passiveis de divergências.
Como em uma empresa, a figura do líder é fundamental na coordenação e controle destas divergências, assim como é fundamental que os integrantes estejam “abertos” as mudanças que ocorrerão.
Então o conjunto comandante e comandados precisa estar afinado para que as mudanças surjam e que sejam aparadas as divergências e vaidades pessoais deixadas de lado para que se pense no coletivo.
Por este motivo, dirigentes trocam de treinadores pensando em uma “MUDANÇA DE VESTIÁRIO.”.
Mas deixemos claro: a mesma pessoa que hoje chega em um vestiário e muda, obtém resultados, pode chegar em outro e não conseguir o mesmo resultado.
Por quê?
Bem, isso é assunto para outra escrita!
(publicado em 01/09/2013)

Nenhum comentário: