terça-feira, 20 de setembro de 2011

ARTIGO: FUTEBOL E QUALIFICAÇÃO....

Olá amigos!
Estarei postando, ocasionalmente, algum artigo escrito e que penso tenha algum interesse. Este dessa semana foi mostrado para alguns colegas, atuantes na área do futebol, que incentivaram a postagem. Então, quem quiser comentar,por favor, sinta-se a vontade.
 ___________________________________________________________________________________
Futebol e qualificação
    Autor: Professor Dida
                                               “Um professor só pode contribuir para capacitação de seus alunos se vive sua tarefa educacional desde sua própria capacidade". Maturana e Rezepka (2001),

Certa feita postei um artigo sobre futebol e as convicções que nele “existem”, mas achei melhor retirar, pois com certeza não contribuiria para nada, apenas para ser lido por alguns, criticado por muitos e entendido por poucos.
           Mas a cada vez que ouço entrevistas, leio matérias sobre técnicos e dirigentes, mais me convenço de que realmente futebol e convicção não caminham juntos. E hoje se soma a essa condição a qualificação de quem está no meio.
Sabemos todos da evolução que ocorre quase que diariamente em assuntos referentes ao esporte e, portanto ao futebol.
 São dados científicos, metodologias de treinamento, enfim, ferramentas novas que são disponibilizadas para avanço, se bem utilizadas, do desempenho esportivo.
Ocorre que quando nos deparamos com a realidade de algumas equipes, parece-nos que estas informações não chegam ou os dirigentes esportivos e responsáveis não querem utilizar.
Falam-se demais em planejamentos, organizações de clubes, gestões modernizadas, mas se esquece também que para isso é necessária uma constante qualificação de quem será o agente causador destas transformações.
Como isso não acontece, ou se acontece, não é aplicado, vemos gestões sendo implementadas da mesma forma arcaica e que obtém resultados ultrapassados.
Dirigentes convictos de que estão fazendo o melhor, e acredito mesmo que a intenção seja essa, mas tendo que a todo o momento mudar pessoas e perfis profissionais.
         Profissionais do futebol, dizendo coisas diferentes a cada semana, dando entrevistas sem preocupação com o que dizem e caindo em contradições.        
        Sim por que hoje temos acesso a praticamente tudo que é dito pelos envolvidos no futebol, já que proliferam meios de comunicação e a tecnologia pulveriza informação e conhecimento.
Profissionais falam em categorias de base como se elas fossem à salvação de erros cometidos e pudessem mascarar más gestões e más escolhas. Como o nome diz, categoria de base deve ser a base e não conheço nenhuma base que seja feita de forma acelerada, sem projeto, sem planejamento e mais ainda, que traga resultados imediatos.            
Ah! E categoria de base é investimento no mínimo em médio prazo.
Bem, tudo isso tem a ver com as escolhas que se fazem para as áreas gestoras do futebol. Passam por dirigentes de departamentos, gerentes esportivos, treinadores de equipes, enfim aquela pirâmide invertida de sustentação a algum planejamento.
Vanderlei Luxemburgo diz. “Não dá para usar os mesmos líderes de antes se os comandados mudaram totalmente".
Alguém duvida disso?
Treinadores sem qualificação, com metodologias ultrapassadas, ou às vezes sem nenhuma, dirigentes com muitas áreas de atuação, falastrões e dizendo-se conhecedores e experientes, tornam as equipes reflexos de suas capacitações e tendem a colher resultados inerentes a isso.
Mas, com certeza não é a primeira vez que isso ocorrerá, o que se espera sempre é que seja a última, mas há quanto tempo se espera isso?
E neste andar de ações quem paga? Só e somente a torcida, que vai aos poucos se cansando e deixando de apoiar os clubes e cada vez indo em menor número aos estádios e quando vão, apenas com a função de espectador e não de torcedor.      
E ainda querem justificar que está difícil fazer futebol com outras razões. Penso que só existe uma razão: qualificação. Para quem dirige e para quem executa!

sábado, 17 de setembro de 2011

Handebol a mil.... Fotos no link: Handebol AM Centro

Olá amigos!
Aquelas pessoas que convivem comigo sabem o quanto gosto da modalidade de handebol pois foi nela que iniciei minha carreira esportiva. Hoje tive uma grande satisfação, por força da função que exerço, de estar perto mais uma vez de atletas e técnicos deste esporte maravilhoso.
Santa Maria sediou as finais dos Jogos da Juventude da AM Centro, nas modalidades de Xadrez e Handebol e no CDM foram realizados os jogos nos naipes masculino e feminino!
Vou colocar aqui as equipes participantes no handebol e dizer a todos que as fotos estão no link: Handebol AM Centro para serem copiadas. Qualquer dúvida podem me contatar por email, pelo endereço: professordida011@yahoo.com.br
_____________________________________________________________________________________
HANDEBOL FEMININO:
Campeã feminina: São Francisco de Assis do técnico Hélcio Silveira e das atletas Adriani, Crisieli, Alice, Jéssica, Renata, Daiely, Tais, Tayná, Andreieli, Érica e Patricia, tendo ainda a auxiliar técnica Lidiane.
Vice - campeã: Santa Maria da técnica Taiane Saccol e as atletas Thais, Nataly, Maria, Rafaela, Caroline, Rafaela Zappe, Ana Laura, Cristine, Victória, Bárbara, Amanda, Fabiana, Lais e Júlia.
Terceiro lugar: Restinga Sêca da técnica Pamela e atletas Ana Carolina, Jordana, Laura, Liciane, Camila, Andressa, Francieli, Francieli Belle, Alessandra, Caroline e Fabíola.
Quarto lugar: Nova Palma da técnica Cristina Binotto e atletas Julia, Roberta, Larissa, Vitória, Karine, Danielle, Gisiele, Lizete, Laura, Claudia e Natany.
______________________________________________________________________________________
HANDEBOL MASCULINO:
Campeão Masculino: Santa Maria do técnico Leonardo Tonetto e atletas Alexandre, Plinio, Carlos, Bruno, Gabriel, Gustavo, Jean, Fabiano, José Gabriel, Christian, Luigi e Gabriel Gularte.
Vice campeão: Nova Palma da técnica Cristina Binotto e atletas Valter, Pedro, Otávio, Vitor, João Victor, Jardel, Mathovan, Eduardo, Jonathan, Lucas, Thomé e Anderson.
Terceiro lugar: Itaara da técnica Elisiane Bopp e atletas  Fabricio, Bruno, Diogo, Vinicius, Willian Taschetto, Samuel, Willian Vasconcelos, Gustavo, Mauricio, Maicon, Maico e Endreon.
Quarto lugar: São Francisco de Assis do técnico Hélcio Silveira e dos atletas Vinicius, José Norberto, Marlon, Gabriel, Douglas, Leonardo, Gilberto, João, Igor e Vitor.
_______________________________________________________________________________________
 AGRADECIMENTO;
Quero agradecer aos professores Jorge Fernandes da Ulbra por ter permitido a participação de sua equipe como representante de Santa Maria e também parabenizá-lo pelo título. Grande abraço ao Leonardo Tonetto, que foi o responsável pela equipe na competição. Parabéns pelo título.
Também meu agradecimento ao prof. Juliano Guimarães pela permissão para que sua equipe do Clube Atlético participasse dos jogos, orientadas pela Taiane Saccol e que conquistou um honroso vice campeonato. Parabéns e obrigado. Parabéns a todos atletas que representaram Santa Maria neste grande evento.
________________________________________________________________________________________
AGRADECIMENTOS:
Quero em nome da Secretaria de Esportes e Lazer e da Prefeitura Municipal, agradecer a todos que contribuíram para este grande evento: Jogos da Juventude. Obrigado ao Enaldo, Loiva, Serjão, Joel, profa Fátima do Maneco, professores técnicos, atletas, enfim a todos que de uma forma ou de outra estiveram presentes neste evento!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARABÉNS ANIVERSARIANTES!

ANIVERSÁRIOS:
Olá amigos!
Final de semana de muitas atividades e por conta disso deixei de participar de uma festa que sei foi muito bonita em Porto Alegre.
Aniversário da Rosabela Flores Almeida, tia da Carla, pessoa muito querida e por quem tenho um carinho muito grande e a quem mando meu beijo e abraço carinhoso!
Pena não ter podido ir, mas a Carla foi e levou meu abraço à querida Tia Rosa. Abraço também aos filhos e em especial ao Gil Almeida, esposo da Tia Rosa  e um grande amigo que tenho.
Também minha irmã Neli esteve de aniversário neste domingo, dia 11 de setembro. Embora esta data seja lembrada por fatos negativos, em nossa família temos a festa de aniversário da Neli que muito nos alegra. Parabéns Neli e tudo de bom.
A semana começa também com outro grande amigo aniversariando. Falo do Monovan ou só Mano, pessoa muito amiga e querida de minha família, trabalhamos juntos no futebol e é uma daquelas pessoas que sempre gostaria de ver bem pois merece tudo de bom. Abraço, Mano e parabéns!
___________________________________________________________________________________
CURSO DE CAPACITAÇÃO:
Participei nesta segunda feira, na Escola Érico Veríssimo, de uma aula sobre Comunicação. É um projeto chamado Educomunicação e que visa capacitar pessoas para auxiliarem na montagem de rádios escolas e como tenho a intenção de ajudar lá no Romulo Zanchi, fui participar desta ação. Agradeço o convite recebido pela 8ª CRE e pelos amigos Heloisa e Éder. Vou aproveitar bastante e creio que será uma area muito boa de trabalhar.
____________________________________________________________________________________
CURSO DE LOCUTOR:
Estou no aguardo da data oficial de formatura do Curso de Locutor que concluí em 24 de agosto. Os colegas estão impacientes e eu também pois me parece que está meio emperrado a formatura. Mas na verdade, todos queremos é o Certificado e isso nos é de direito!
____________________________________________________________________________________
JOGOS DA AM CENTRO:
Neste final de semana será realizado em Santa maria a final dos Jogos da AM Centro na modalidade de Handebol. Os jogos serão realizados no Centro Desportivo, no sábado, a partir das 8h30min, nos naipes masculino e feminino.
____________________________________________________________________________________
CITADINO DE FUTSAL:
Iniciou nesta segunda o Campeonato Citadino de Futsal, com jogos realizados no Centro Desportivo. Muitas equipes inscritas neste que será o maior campeonato de futsal dos últimos anos aqui na cidade. Bons jogos ocorrerão no CDM, no Oreco e no Guarany Atlântico.
____________________________________________________________________________________
Por hoje é isso. Grande abraço a todos!

domingo, 4 de setembro de 2011

EQUIPES NA AM CENTRO - JOGOS DA JUVENTUDE - retificado

ESCOLA MARISTA SANTA MARTA
 Olá amigos!
Esta postagem será importante para resgatar um assunto da semana passada: o título conquistado pela Escola Marista Santa Marta, na modalidade de futsal, naipe feminino, categoria sub 17 nos Jogos da AM Centro, também chamado de Jogos da Juventude, realizado em Nova Esperança do Sul no dia 27 de agosto.
Parabéns ao prof. Maico dos Santos, aos auxiliares Ronaldo dos Santos e Paulo Castro e as meninas atletas Anielle, Vanessa, Andressa, Camila, Vitória, Alessandra, Nataly, Jéssica, Shaiane, Natália e Rutiele.
Gostaria também de salientar a disposição e agradecer por isso, do prof. Maico em atender ao convite para representar a cidade de Santa Maria nesta competição. Foi importante para cidade e penso que para escola também. Obrigado, professor, pela colaboração e parabéns pelo título.
___________________________________________________________________________________
SER SANTOS
Neste sábado, dia 03 de setembro, foi a vez do futsal masculino ser disputado, em uma etapa classificatória. Representando a cidade, em Júlio de castilhos, esteve a equipe do Prof. Enio dos Santos, o SER Santos, que gentilmente atendeu o convite e deslocou-se até lá para tentar uma vaga na fase final. Os meninos lutaram muito, correram, suaram, jogaram bons jogos, mas não conseguiram ficar entre os dois classificados. Mas valeu a participação da equipe e tenho certeza que muitas lições e experiências serão agregadas aos atletas. Só me resta agradecer ao prof. Enio e seus colaboradores e parabenizar pela organização da equipe. E também parabenizar os meninos pela garra, pela determinação e pela luta. Não conseguiram a classificação, mas saíram de cabeça erguida pelo que fizeram. Sou testemunha disso pois estive lá e desde já reforço o convite para que estejam em São Sepé na classificatória no futebol de campo. Sem dúvida, valeu a pena ter acompanhado esta equipe e agora esperaremos melhor sorte nas próximas disputas. Quero agradecer a todos e deixar meu abraço fraterno!
____________________________________________________________________________________
PROFESSOR LEONARDO:
Tive o prazer de encontrar o prof. Leonardo, meu mestre, lá em Júlio de Castilhos. Ele treina a equipe da AJUC que disputa o Estadual de Futsal e pudemos conversar por longo tempo. Sorte ao professor e sua equipe, pois competência ele tem de sobra.
_____________________________________________________________________________________
SÃO PEDRO DO SUL - PROF. MATEUS
Estou retificando a postagem pois recebí a foto da equipe de São Pedro do Sul, organizada e treinada pelo colega Mateus. Admito o trabalho dele, sua determinação pois sei das dificuldades que enfrenta para tocar seu projeto. Mateus, receba meus parabéns e votos de que não desistas deste teu ideal. Nós profissionais da educação física temos de transpor obstáculos e dificuldades, mas só assim seremos felizes. Se puder te ajudar em algo, conta comigo. Na foto uma homenagem ao teu trabalho e aos teus atletas. Grande abraço!


__________________________________________________________________________________
Precisava fazer esta homenagem a quem trabalha, por isso voltei na mesma postagem. Abraço!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PARABÉNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA!

Postagem especial:
Parabéns aos Profissionais de Educação Física pela data de hoje!
Embora não tenhamos o reconhecimento por parte de todos, aqueles que nos reconhecem nos fazem melhores e os que nos desprezam nos fazem crescer!
Grande abraço, profissionais da Educação Física!