quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FINAIS DO CITADINO DE FUTSAL 2011............

NOITE DE GALA NO CDM
Noite de 07 de dezembro, quente, ginásio com um excelente público, charanga tocando, imprensa presente, organização impecável. Assim foi a grande final do Citadino de futsal 2011 nas categorias adulto feminino, adulto masculino e veterano masculino.
Bons jogos embalaram esta noitada. Coríntians e UFSM fizeram a final do feminino, onde o Coríntians levou a melhor. Na categoria veterano, Bello Sports e América fizeram um bom jogo, empatado no tempo normal, empate na prorrogação e decisão nas penalidades. Foi bom rever alguns atletas, já mais pesadinhos como seria normal de acontecer, com quem trabalhei e que tivemos belas conquistas. Ficava difícil torcer para alguém, pois tenho amigos nas duas equipes, e por isso minha torcida foi para um belo jogo que acabou acontecendo. Nas penalidades, o cansaço fazendo a perna ficar pesada e alguns erros de cobranças por este motivo, mas acabou o América sendo campeão.
Já na final adulto masculino um jogo muito movimentado, com duas equipes de ações distintas. A equipe da AABB, com jogadores experientes, com uma maior possibilidade de organização tática pelo longo tempo de entrosamento, creio que teve problemas de cansaço e não conseguiu manter um padrão de jogo o tempo todo. De outro lado, a equipe do Colégio Marista Santa Marta usando, e muito bem a condição física de seus atletas, e também a qualidade técnica de alguns, caso do Elber Diniz, o Língua, do Tinga fez uma imposição de ritmo de jogo e conseguiu virar o jogo, em um lance no final praticamente da segunda etapa, em cobrança de penalidade máxima.
Confesso que taticamente as equipes precisam evoluir. Possuem jovens treinadores, atletas também, sem muita carga de treinamento. Notei alguns erros táticos, demonstração clara desta falta de trabalho e experiência, mas meu objetivo não é criticar e sim saudar que apesar desta falta de tempo de trabalho, destas dificuldades citadas, existe a possibilidade de termos um grande futsal na cidade. Temos bons jogadores, que se bem orientados e trabalhados renderão muito para suas equipes e temos treinadores novos que se aprimorarem e buscarem conhecimentos, colocando-os em prática, serão reconhecidos brevemente.
Mas foi uma noite muito agradável, saudosa para quem viveu o grande momento do futsal da cidade, prenúncio de uma retomada destes belos espetáculos. Reforço: não entendam como critica o que coloco em relação a trabalho e experiência. Entendam como constatação de que se pode melhorar nestes quesitos, as mesmas pessoas, nos mesmos locais, com mais apoio e incentivos para isso.
Parabéns a Liga de Futsal através do Paniz e do Alexandre, incansáveis e responsáveis pelo grande campeonato. Parabéns as rádios que estiveram transmitindo os jogos, testemunhas da retomada do futsal de nossa cidade. Parabéns dirigentes, atletas, comissões técnicas, e também, obrigado por fazerem este esporte retomar seu espaço. Grande abraço!

Nenhum comentário: